EVENTOS 2014

MOSTRA DE CIÊNCIAS

FEIRA DAS NAÇÕES

COPA DO MUNDO 2014

SHOW DE TALENTOS

EVENTOS 2011

GINCANA MATUTINO

 

GINCANA TEMÁTICA

VESPERTINO

 

EXPOSIÇÃO

SALVADOR, PRAZER EM CONHECER!

 

No dia 01 de agosto os estudantes da turma eixo VII C do EJA fizeram a exposição dos trabalhos sobre Salvador. Estiveram presentes artesanatos: em telhas, cabaça, coco. Também expuseram camisetas pintadas e com apliques, baianas, pintura em tela, etc.

Parabéns a todos que participaram dessa exposição!

MEMORIAL DA EVOLUÇÃO

No dia 01 de agosto aconteceu a exposição MEMORIAL DA EVOLUÇÃO, produzida pelos alunos e pelas alunas do 3º ano do ensino médio noturno. Foram expostas peças sobre várias temáticas relacionadas à evolução, tais como: seleção natural, seleção artificial, homologia, órgãos vestigiais, registros fósseis, etc.

MOSTRA DE CIÊNCIAS

20 de julho de 2011

Nos dias 07 e 08 de julho aconteceu no Colégio Oliveira Britto a 2ª Mostra de Ciências. Os alunos e alunas se organizaram para a exposição e apresentação dos trabalhos. Na quinta (07) a professora Tania organizou suas turmas para esse evento. Ela usou o tema MEIO AMBIENTE como eixo para os trabalhos.

Na sexta (08) as turmas das professoras Elisângela e Sandra fizeram as apresentações dos seus trabalhos. Os 7º anos tiveram como tema: HORTA DIVERTIDA e JARDIM CURIOSO e expuseram sobre o mundo das plantas, enquanto que os 8º anos tiveram como tema O USO E ABUSO DE DROGAS. Eles fizeram exposições interessantes sobre esse assunto.

PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESSE EVENTO!

 

14 de junho de 2011

Estamos nos organizando para a apresentação da 2ª Mostra de Ciências do Colégio Oliveira Britto.

A professora Tania está responsável pela orientação dos trabalhos no turno matutino (junto com os professores padrinhos). No turno vespertino as turmas do 6º ano estão sob a orientação da professora Elisângela, as do 7º ano e as do 8º ano A e B estão com a professora Sandra e as do 8º ano C e as do 9º ano estão sendo orientadas pela professora Tania.

A construção dos trabalhos já foi disparada e os alunos se mostram empolgados em fazer mais uma excelente apresentação.

A exposição vai acontecer nos dias 7 e 8 de julho.

 

MATUTINO

 

mostra 1º - mat 2011.doc (27,5 kB)

mostra 2º - mat 2011.doc (27,5 kB)

mostra 3º - mat 2011.doc (29 kB)

 

VESPERTINO

 

2ª MOSTRA DE CIÊNCIAS - 6ª SÉRIE HORTA DIVERTIDA.docx (13,5 kB)

2ª MOSTRA DE CIÊNCIAS - 6ª SÉRIE JARDIM CURIOSO.docx (13,5 kB)

2ª MOSTRA DE CIÊNCIAS - 7ª SÉRIE AÇÃO DAS DROGAS.docx (13 kB)

mostra 8º - vesp 2011.doc (29,5 kB)

 

NOTURNO

2ª MOSTRA DE CIÊNCIAS - 3º ANO.docx (11,8 kB)

EJA

Nos dias 02, 03 e 04 de maio aconteceu a exposição e apresentação dos trabalhos construídos pelos alunos do EJA nesse primeiro bimestre de 2011.

EVENTOS 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA

 

 O projeto da Consciência Negra  acontecerá nos três turnos de trabalho do CEOB. Os temas e os trabalhos foram assim distribuídos:

Matutino

Tema: Estatuto da Igualdade Racial

Vespertino

Tema: A Importância do Conhecimento para o Empoderamento do Negro no Brasil

  • Área de Linguagem: Produção de peça teatral, Releitura do filme: Mãos Talentosas

  • Área de Ciências Exatas e Naturais: Exposição de Fotografias

  • Área de Ciências Humanas: Personalidades Negras e a Importância do Conhecimento na sua Trajetória de Vida.

  • Artes: Exposição de Releituras de Máscaras Africanas

Noturno Tema: A Importância do Conhecimento para o Empoderamento do Negro no Brasil

  • Área de Linguagem: Releitura do filme: Mãos Talentosas

  • Área de Ciências Exatas e Naturais: Exposição de Fotografias

  • Área de Ciências Humanas: Aspectos Históricos

21 de novembro de 2010.

 

No dia 19 de novembro aconteceu a exposição e apresentação dos trabalhos da Semana da Consciência Negra, nos turnos matutino e vespertino.

Estudantes, professores e todos os que colaboraram para o sucesso desse evento estão de parabéns.

Os alunos do noturno fizeram apresentações de vídeos, exposição de fotografias e a construção de murais.

 

PROJETO ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE E GÊNERO

 

Nos dias 15, 16 e 17 de setembro aconteceu na escola a culminância do Projeto: Adolescência, Sexualidade e Gênero. Esse projeto foi construído pelos estudantes do turno matutino do CEOB e teve como objetivo abrir um espaço para o estudo e a discussão de temas relacionados à sexualidade e a vivência responsável da mesma. Durante o período de construção desse trabalho foram abordados problemas relacionados ao período da adolescência, quando muitas transformações acontecem com o indivíduo, e também foram discutidas as questões relacionadas à mulher (respeito, valorização, seu papel na sociedade atual, seus direitos, etc).

Os trabalhos apresentados e a empolgação dos alunos e das alunas, foram gratificantes.Parabéns aos estudantes e professores(as) pelo excelente trabalho!

 


1ª MOSTRA DE CIÊNCIAS - 10 DE JUNHO DE 2010

CURIOSIDADES CIENTÍFICAS

TRABALHOS EXPOSTOS E/OU DEMONSTRADOS

 

Biologia - Matutino (Orientação da profª Tania)

3º ano A/B – Evolução Humana

Tendências evolutivas entre os primatas

·        Dedo oponível (equipe 1)

·        Visão binocular ou estereoscópica (equipe 2)

Arcadas dentárias

·        Chimpanzé (equipe 3)

·        Australopthecus (equipe 4)

·        Espécie humana (equipe 5)

Crânio fossilizado de A. boisei (equipe 6)

Reconstrução da cabeça de um A. afarensis (equipe 7)

Esqueleto de Lucy (equipe 8)

Crânio Homo habilis ((equipe 9)

Reconstrução do Homo erectus (equipe 10)

Ferramentas de pedra (equipe 11)

Crânio de Luzia, fóssil humano mais antigo da America do Sul (equipe 12)

Observações:

·        As equipes irão reproduzir os itens acima em argila ou massa de modelar ou material semelhante.

·        3º ano A – Através de um jogo, utilizando um dado mostrar fatos que marcaram a Evolução Humana.

·        3º ano B - Através de um desenho “Árvore da Vida”, conhecer a escala evolutiva dos seres vivos.

 

 

1º Ano A – Células

 

1 - A descoberta da célula – Experimento com a cortiça (equipe 8)

2 - Confeccionar uma célula procariótica – massa de modelar (equipe 6)

3 - Confeccionar uma célula eucariótica (vegetal) – frutas, verduras e

legumes (equipe 2)

4 - Observar uma célula vegetal ao microscópio– cebola (equipe 4)

5 - Confeccionar uma célula eucariótica (animal) – materiais diversos (equipe 1)

6 - Observar uma célula animal ao microscópio – mucosa bucal (equipe 3)

7- Realizar um experimento sobre membrana plasmática (equipe 7)

8 – Confeccionar uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico) (equipe 5)

 

1º Ano B – Sistema Respiratório

1 – Confeccionar um pulmão que realizem os movimentos de inspiração e expiração (equipe 1)

2 – Confeccionar o sistema respiratório – diversos materiais (equipe 2)

3 – Moldar um nariz – utilizar massa de modelar ou argila ou outro material semelhante (equipe 3)

4 – Tabagismo – fazer entrevistas e confeccionar gráficos ( sugestão pode utilizar caixinha de creme dental ) (equipe 4)

5 – Desenhar o sistema respiratório, utilizando o molde real de uma pessoa – materiais diversos para representas as vias aéreas e o pulmão (equipe 5)

6 - Fazer um experimento utilizando uma fita métrica para os movimentos de inspiração e expiração (confeccionar também um cartaz - cartolina) (equipe 6)

7- As cordas vocais e produção da voz – confeccionar com massa de modelar ou outro material semelhante (equipe 7)

8 – Confeccionar o Monte Everest – utilizar diversos materiais (equipe 8)

 

1º Ano C – Sistema Digestório

1 – Confeccionar um molde de cada tipo de dente e uma arcada dentária – utilizar massa de modelar ou massa de biscuit (equipe 1)

2 – Confeccionar moldes de línguas, identificando em cada uma a região do paladar e fazer o experimento sugerido – utilizar massa de modelar ou massa de biscuit ou outro material semelhante e diversos materiais para o experimento (equipe 2)

3 – Desenhar e moldar um esôfago e um estômago – utilizar papelão e massa de modelar ou argila ou outro material semelhante (equipe 3)

4 – Confeccionar o sistema digestório ( etapas da digestão) – utilizar papelão ou papel metro( molde real de uma pessoa), massa de modelar para moldar os órgãos ou outro material (equipe 4)

5 – Desenhar o sistema digestório (digestão das proteínas), utilizando o molde real de uma pessoa – materiais diversos para representar os órgãos (equipe 5).

6 - Confeccionar moldes das glândulas anexas do sistema digestório: fígado, pâncreas e glândulas salivares - utilizar papelão e massa de modelar e cartolina (opcional para as glândulas salivares) (equipe 6)

7- Explicar o processo de mastigação através de um experimento – utiliza diversos materiais (equipe 8)

 

1º Ano D – Alimentos

1 – Confeccionar uma pirâmide alimentar ( utilizar papelão e colar embalagens, rótulos ou figuras ( encartes de supermercados) e trazer pelo menos dois alimentos de cada degrau da pirâmide -(equipe 1)

2 – Reconhecer através de experimento a presença de glicose (carboidrato) trazer a glicofita e um pouco de diferentes alimentos para fazer o teste. (equipe2)

3 – Reconhecer através de experimento a presença de lipídios (gorduras) - trazer o papel manteiga e um pouco de diferentes alimentos para fazer o teste.  (equipe 3)

4 – Reconhecer através de experimento a presença de amido (carboidrato) - trazer a solução de iodo e um pouco de diferentes alimentos para fazer o teste (equipe 4)

5 – Revelar algumas formas de preparar alguns alimentos – trazer alguns alimentos da lista e fazer um cartaz bem ilustrado. (equipe 6)

6 – Aditivos alimentares - trazer alimentos, rótulos, embalagens que mostrem os aditivos alimentares (equipe 7).

7- Conservação e cuidados com os alimentos. – trazer enlatados e outras embalagens para conservar os alimentos. (equipe 8)

 

Ciências - Vespertino (Orientação da profª Andaiá)

6ª série A, B, C e D
- Os alunos farão maquetes representando as principais cartacterísticas e outras informações dos Reinos: Monera, Protista, Fungi e dos Vírus.

Ciências - Vespertino (Orientação da profª Tania)

7ª série A

1 – Experiência: Como as gorduras se quebram.

2 – Experiência: Identificando lipídios

3 – Experiência: Identificando amido

4 – Confecção de uma pirâmide alimentar

5  - Experiência:  Identificando as propriedades do leite

6 – Experiência: Identificando proteínas

7 – Conservação e cuidados com os alimentos

8 – Experiência: Processo de mastigação

 

7ª série B

1 – Como se forma a cárie – molde de um dente com cárie

2 – Como nascem os diferentes tipos de cabelos – cartaz e os tipos de cabelos

4 -  Por que a barriga ronca quando sentimos fome?

5 – Experiência sobre composição óssea

6 – Modelo de um pulmão - materiais recicláveis

7 - A importância da água no organismo

8 – Reconhecendo sabores e cheiros – experiência.

 

7ª série C

1 – Experiência sobre composição óssea

2 – Experiência: Impressões digitais -

3 – Confecção: Modelo de um pulmão

4 – Confecção dos materiais: os sentidos (audição e tato)

5 – Formação da cárie – molde de um dente com cárie

 

8ª série A

1 – Experiência utilizando imãs e outros metais. 

2 – Experiência com bexiga envolvendo pressão.  

3 – Experiência sobre a decomposição da água

4 – Experiência sobre condutibilidade elétrica – pilha diferente

5 – Experiência sobre eletrostática – atração e repulsão

6 – Experiência envolvendo densidade

 

8ª série B

1 – Experiência sobre reações químicas: como alterar a velocidade de uma reação

2 – Experiência sobre reações químicas: casca do ovo.  

3 – Experiência sobre a decomposição de cores.

4 – Experiência envolvendo funções químicas: ácidos e bases. 

5 – Experiência sobre reações químicas: por que alguns objetos enferrujam

 

BIOLOGIA - NOTURNO (Orientação da profª Sandra)

1º ANO

- Exposição de alimentos, organizados de forma artística, acompanhado de uma tabela contendo as informações nutricionais sobre os mesmos.

3º ANO

- Exposição de máscaras de hominídeos, acompanhadas das principais características dos mesmos.

 

OLIVEIRA 5 E MEIA

 

O projeto OLIVEIRA 5 E MEIA é de autoria do professor Edvaldo Filho, e visa proporcionar um espaço para a mostra das aptidões artísticas dos alunos e alunas do Colégio Oliveira Britto. Também teremos alguns convidados que virão nos dar uma canja.

Essa mostra de arte acontecerá no período das 18 as 19 horas das sextas-feiras e as exibições terão que ser agendadas previamente.

Todos os estudantes do Oliveira estão convidados a participar desse evento.

BANDA OS PARDAIS

 

Nos dias 29 de julho e 06 de agosto contamos com a presença da Banda Os Pardais no projeto Oliveira Cinco e Meia.

Essa banda é composta por uma rapaziada jovem e cheia de talento, como o vocalista Fred e o baixista Alan (ex-aluno da escola) que com competência e carisma, aqueceram a noite de sexta-feira no Oliveira Britto.

Se você quiser saber mais sobre essa Banda, acesse o link abaixo:

 

palcomp3.com/ospardais/

palcomp3.com/ospardais/#videos;IexBwQzoD-Y